Friday, March 19, 2010

PROJECTO SOBRE EL 1. FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO, CHAPADA DIAMANTINO 2010

APRESENTAÇÃO

Família Vagamundi e Companhia em parceria com o Ponto de Cultura do Circo do Capão realizará o Festival Internacional Diamantino de Circo 2010, nos dias 04, 05, 06 e 07 de fevereiro de 2010, no Vale do Capão - Chapada Diamantina - BA.

O Festival objetiva legitimar o encontro que ocorre espontaneamente todos os anos no Vale do Capão, de artistas circenses de vários países do mundo, fato este que transformou o Circo do Capão em um ponto de encontro internacional desta e de várias outras artes. Pretende oferecer uma produção eficiente para que, os artistas e grupos presentes nestas datas, possam oferecer ao público sua arte. Será também o momento de trocar experiências, por meio de oficinas e roda de prosa.

O Circo do Capão, a praça da Vila e a rua do Seu João serão os locais do Vale onde acontecerão as apresentações. Podendo, é claro, os artistas decidirem o local onde pretendem fazer sua apresentação, sendo entre estes propostos ou não.

O pequeno grande detalhe do Festival é que ele não possui recurso financeiro nenhum, o Amor a arte é o único combustível que nos mantém trabalhando. Podemos oferecer, humildemente, somente a produção para que a execução do número, espetáculo ou oficina, seja a melhor possível e a alimentação nos dias de participação no festival, que será um almoço e um lanche.

Ainda estamos buscando apoio para suprir os gastos mínimos, mas estamos no sertão da Bahia, e como esta é a primeira edição do evento, é difícil conseguir apoiadores financeiros.

Já temos várias participações confirmadas de artistas da Itália, França, Argentina, Chile, Brasil...

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, dia 04:

Cortejo às 17h.

(Cortejo circense com crianças, jovens e adultos, do Circo até a Vila, onde será oficializado o início do Festival)

Espetáculo “Estação Capão” às 20:30h no Circo do Capão.

Sexta-feira, dia 05:

Roda de prosa às 09h

Recepção dos artistas participantes, apresentação dos participantes, do cronograma de atividades e espetáculos, e convite para os “Renegados”.

Oficinas de 11h às 13h e de 15h às 17h.

Oficinas de técnicas circenses com duração de 02 horas cada.

Espetáculo de rua no Seu João de 18h às 19h.

Noite de fogo às 19:30h.

Apresentação de malabaristas de fogo.

Festa de Abertura do Festival às 20h.

Festa de confraternização dos participantes do Festival, com apresentação dos “Renegados” e apresentação do espetáculo “Passarinhos”.

Sábado, dia 06:

Oficinas de 09 h às 11h, de 11h às 13h e de 15h às 17h.

Oficinas de técnicas circenses com duração de 02 horas.

02 Espetáculos infantis de 17h às 18h.

02 Espetáculos familiares de 18 às 19h.

Cabaré Familiar às 20h.

Espetáculos adultos às 22h.

Domingo:

Roda de palhaços às 11h na Feira da Vila.

Competições circenses de 15h às 17h, no Circo.

Espetáculo “Torre de Babel” `as 18h.

Número de fogo “JaviOli” às 19:50h.

Noite de Gala às 20h.

(Apresentação de números inéditos)

PÚBLICO ALVO

O Festival tem a intenção de alcançar toda a população local, crianças, jovens, adultos e idosos, com alcance à todas as classes sociais, por meio das oficinas, espetáculos infantis e adultos, e as apresentações nas ruas. Será divulgado também em Palmeiras, Lençóis e alguns povoados próximos.

O Circo do Capão é conhecido internacionalmente como ponto de encontro de artistas de toda parte do mundo, além disso, o Vale do Capão é responsável por receber nessa época do ano vários turistas interessados nas belezas naturais do local. O projeto tem como objetivo também alcançar os turistas presentes na região, proporcionando mais uma opção de lazer de uma forma responsável.

Tem se a estimativa de um público de aproximadamente 850 pessoas participando durante todos os quatro dias da programação do festival.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Blog: Está sendo feito um Blog onde é disponibilizado ao público em geral informações sobre o evento, release dos espetáculos, fotos, divulgação do projeto e de seus parceiros e apoiadores.

Material Gráfico: Serão confeccionados cartazes para divulgação em toda região do Vale do Capão e pontos estratégicos na cidade de Palmeiras e Lençóis. Cartazes feitos de tecido e materiais reciclados estarão espalhados pela Vila. Serão impressos alguns programas contendo toda a programação do festival.

Mala direta: Divulgação virtual por meio de email, orkut e as principais mídias eletrônicas.

A assessoria de imprensa focará nas ações do projeto, buscando alcançar o máximo de mídias espontâneas como rádios, jornais, revistas impressas e televisão.

RESULTADOS ESPERADOS (benefícios culturais, sociais e econômicos)

O projeto tem como proposta tornar o Festival Diamantino de Circo um encontro anual no Vale do Capão, reunindo artistas locais, nacionais e internacionais. Além de transformar essa data numa referência internacional do circo, atraindo cada vez mais turistas interessados em apreciar a arte e a cultura de uma forma cada vez mais consciente. Com isso, contribuir para formação de um público maior e mais crítico, devido a diversas linguagens empregadas e qualidade das apresentações culturais e troca de experiências.

Proporcionar para a população local a oportunidade de assistir à espetáculos e artistas de qualidade, além da troca de saberes e fazeres por meio das oficinas. Para uma parte das pessoas, esses conhecimentos virão como forma de aprofundamento, enriquecendo trabalhos já realizados e estimulando pesquisas. Para outros, contribuirá para o aprendizado artístico, estético e social, influenciando tanto na formação como possível profissional da área como na formação de sua educação.

Com o aumento do turismo, conseqüentemente estimula se a geração de renda da região, movimentando as pousadas e comércio local. Por uma questão de esclarecimento, o Festival busca o alcance de um turismo consciente, sendo trabalhado durante todo o evento a conscientização ambiental por meio de ações educacionais e artísticas que diz respeito a este tema. Com isso, também leva informações e questionamentos importantes para todo o público presente.

O Festival Diamantino de Circo busca a consolidação de um encontro harmônico e alegre entre a população local, artistas e turistas presentes. Num futuro próximo, proporcionar a geração de renda para os artistas e produtores de arte.

CONTRAPARTIDA

- agradecimentos no microfone;

- faixa de agradecimento no circo e nas apresentações;

- logomarca no programa impresso;

- Citação de apoio no blog, com divulgação de contato do apoiador.

Obs.: A contrapartida será combinada com a apoiador de acordo com o alcance de seu apoio, podendo ser de uma a todas as opções oferecidas.

CONTATO

e-mail:

festivaldiamantinodecirco@gmail.com

endereço:

Circo do Capão

Rua do Juca, SN

Distrito de Caeté-Açú

Palmeiras - BA

Coordenação Geral

Cris Nishimori

0 Comments:

Post a Comment

<< Home