PROJECTO SOBRE EL 1. FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO, CHAPADA DIAMANTINO 2010
APRESENTAÇÃO
Família Vagamundi e Companhia em parceria com o Ponto de Cultura do Circo do Capão realizará o Festival Internacional Diamantino de Circo 2010, nos dias 04, 05, 06 e 07 de fevereiro de 2010, no Vale do Capão - Chapada Diamantina - BA.
O Festival objetiva legitimar o encontro que ocorre espontaneamente todos os anos no Vale do Capão, de artistas circenses de vários países do mundo, fato este que transformou o Circo do Capão em um ponto de encontro internacional desta e de várias outras artes. Pretende oferecer uma produção eficiente para que, os artistas e grupos presentes nestas datas, possam oferecer ao público sua arte. Será também o momento de trocar experiências, por meio de oficinas e roda de prosa.
O Circo do Capão, a praça da Vila e a rua do Seu João serão os locais do Vale onde acontecerão as apresentações. Podendo, é claro, os artistas decidirem o local onde pretendem fazer sua apresentação, sendo entre estes propostos ou não.
O pequeno grande detalhe do Festival é que ele não possui recurso financeiro nenhum, o Amor a arte é o único combustível que nos mantém trabalhando. Podemos oferecer, humildemente, somente a produção para que a execução do número, espetáculo ou oficina, seja a melhor possível e a alimentação nos dias de participação no festival, que será um almoço e um lanche.
Ainda estamos buscando apoio para suprir os gastos mínimos, mas estamos no sertão da Bahia, e como esta é a primeira edição do evento, é difícil conseguir apoiadores financeiros.
Já temos várias participações confirmadas de artistas da Itália, França, Argentina, Chile, Brasil...
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, dia 04:
→ Cortejo às 17h.
(Cortejo circense com crianças, jovens e adultos, do Circo até a Vila, onde será oficializado o início do Festival)
→ Espetáculo “Estação Capão” às 20:30h no Circo do Capão.
Sexta-feira, dia 05:
→ Roda de prosa às 09h
Recepção dos artistas participantes, apresentação dos participantes, do cronograma de atividades e espetáculos, e convite para os “Renegados”.
→ Oficinas de 11h às 13h e de 15h às 17h.
Oficinas de técnicas circenses com duração de 02 horas cada.
→ Espetáculo de rua no Seu João de 18h às 19h.
→ Noite de fogo às 19:30h.
Apresentação de malabaristas de fogo.
→ Festa de Abertura do Festival às 20h.
Festa de confraternização dos participantes do Festival, com apresentação dos “Renegados” e apresentação do espetáculo “Passarinhos”.
Sábado, dia 06:
→ Oficinas de 09 h às 11h, de 11h às 13h e de 15h às 17h.
Oficinas de técnicas circenses com duração de 02 horas.
→ 02 Espetáculos infantis de 17h às 18h.
→ 02 Espetáculos familiares de 18 às 19h.
→ Cabaré Familiar às 20h.
→ Espetáculos adultos às 22h.
Domingo:
→ Roda de palhaços às 11h na Feira da Vila.
→ Competições circenses de 15h às 17h, no Circo.
→ Espetáculo “Torre de Babel” `as 18h.
→ Número de fogo “JaviOli” às 19:50h.
→ Noite de Gala às 20h.
(Apresentação de números inéditos)
PÚBLICO ALVO
O Festival tem a intenção de alcançar toda a população local, crianças, jovens, adultos e idosos, com alcance à todas as classes sociais, por meio das oficinas, espetáculos infantis e adultos, e as apresentações nas ruas. Será divulgado também em Palmeiras, Lençóis e alguns povoados próximos.
O Circo do Capão é conhecido internacionalmente como ponto de encontro de artistas de toda parte do mundo, além disso, o Vale do Capão é responsável por receber nessa época do ano vários turistas interessados nas belezas naturais do local. O projeto tem como objetivo também alcançar os turistas presentes na região, proporcionando mais uma opção de lazer de uma forma responsável.
Tem se a estimativa de um público de aproximadamente 850 pessoas participando durante todos os quatro dias da programação do festival.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Blog: Está sendo feito um Blog onde é disponibilizado ao público em geral informações sobre o evento, release dos espetáculos, fotos, divulgação do projeto e de seus parceiros e apoiadores.
Material Gráfico: Serão confeccionados cartazes para divulgação em toda região do Vale do Capão e pontos estratégicos na cidade de Palmeiras e Lençóis. Cartazes feitos de tecido e materiais reciclados estarão espalhados pela Vila. Serão impressos alguns programas contendo toda a programação do festival.
Mala direta: Divulgação virtual por meio de email, orkut e as principais mídias eletrônicas.
A assessoria de imprensa focará nas ações do projeto, buscando alcançar o máximo de mídias espontâneas como rádios, jornais, revistas impressas e televisão.
RESULTADOS ESPERADOS (benefícios culturais, sociais e econômicos)
O projeto tem como proposta tornar o Festival Diamantino de Circo um encontro anual no Vale do Capão, reunindo artistas locais, nacionais e internacionais. Além de transformar essa data numa referência internacional do circo, atraindo cada vez mais turistas interessados em apreciar a arte e a cultura de uma forma cada vez mais consciente. Com isso, contribuir para formação de um público maior e mais crítico, devido a diversas linguagens empregadas e qualidade das apresentações culturais e troca de experiências.
Proporcionar para a população local a oportunidade de assistir à espetáculos e artistas de qualidade, além da troca de saberes e fazeres por meio das oficinas. Para uma parte das pessoas, esses conhecimentos virão como forma de aprofundamento, enriquecendo trabalhos já realizados e estimulando pesquisas. Para outros, contribuirá para o aprendizado artístico, estético e social, influenciando tanto na formação como possível profissional da área como na formação de sua educação.
Com o aumento do turismo, conseqüentemente estimula se a geração de renda da região, movimentando as pousadas e comércio local. Por uma questão de esclarecimento, o Festival busca o alcance de um turismo consciente, sendo trabalhado durante todo o evento a conscientização ambiental por meio de ações educacionais e artísticas que diz respeito a este tema. Com isso, também leva informações e questionamentos importantes para todo o público presente.
O Festival Diamantino de Circo busca a consolidação de um encontro harmônico e alegre entre a população local, artistas e turistas presentes. Num futuro próximo, proporcionar a geração de renda para os artistas e produtores de arte.
CONTRAPARTIDA
- agradecimentos no microfone;
- faixa de agradecimento no circo e nas apresentações;
- logomarca no programa impresso;
- Citação de apoio no blog, com divulgação de contato do apoiador.
Obs.: A contrapartida será combinada com a apoiador de acordo com o alcance de seu apoio, podendo ser de uma a todas as opções oferecidas.
CONTATO
e-mail:
festivaldiamantinodecirco@gmail.com
endereço:
Circo do Capão
Rua do Juca, SN
Distrito de Caeté-Açú
Palmeiras - BA
Coordenação Geral
Cris Nishimori
0 Comments:
Post a Comment
<< Home