Friday, November 20, 2009

5000KM -VIAJE DE SKATE POR BRASIL, MARCELO GERVASIO SILVA


Pé na estrada, em cima de uma prancha Aventureiro que viaja do norte de Goiás ao Rio de Janeiro atrai a atenção em passagem por Brasília. Ele planeja escrever um livro sobre o desafio


Marcelo Gervasio Silva nunca gostou de estudar. Filho de Agostinha Gervasio e Hélio Silva, Marcelo nasceu no Rio de Janeiro e encontrou no próprio lar a liberdade de que precisava para desenhar um futuro que hoje se orgulha de ter conquistado. Apaixonado por esportes e aventura, aos 47 anos ele diz que já praticou de tudo um pouco: “paraquedismo, ciclismo, triatlo, atletismo, surfe, alpinismo, skate”, contabiliza.

Eu conoci Marcelo personalmente en Brasilia, con su " longboard- skate" , como un sidecar modelo skate....


Em 1990, porém, Marcelo decidiu ser mais que um atleta. O shaper (aquele que faz pranchas) projetou uma bicicleta e virou, então, aventureiro. “Resolvi ir de bike do Rio de Janeiro ao Maranhão, para pagar uma promessa. No caminho, aconteceu tudo de ruim que você pode imaginar. Até que uma família no Piauí me acolheu e me patrocinou. A partir dali, descobri que dava para fazer uma coisa séria, nos moldes do Amir Klink, com a máxima técnica possível, incorporando o esforço físico”, conta.

Marcelo construiu o próprio veículo: prancha de surfe e bagageiro de PVC - (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )
Marcelo construiu o próprio veículo: prancha de surfe e bagageiro de PVC


No ano passado, Marcelo Pedal Verde, como é conhecido, inovou e criou um skate que vem chamando a atenção por onde passa. Montado basicamente com uma prancha de surfe, um travessão de fibras de carbono, peças de bicicleta, elástico e um tubo de PVC que funciona como bagageiro, o modelo é bem diferente dos tipos convencionais. “Tive que fazer algo que fosse resistente, tivesse estabilidade e desse para andar dos dois lados. O skate é mais silencioso que a bicicleta, permitindo melhor observação das coisas que estão ao meu redor”, explica.


Com a invenção pronta, Marcelo viajou durante três dias do Rio de Janeiro para Angra dos Reis — cerca de 250km. O carioca gostou tanto da experiência que decidiu se aventurar com o skate em uma viagem de dois mil quilômetros — de Bezerra (GO) ao Rio de Janeiro — carregando na bagagem apenas alguns alimentos, roupa e instrumentos de acampamento, além de cinco câmeras fotográficas, uma delas pregada em uma vara de pescar, com as quais registra todo o trajeto.


Confira videorreportagem sobre as aventuras de Marcelo:



Sangue de artista

Hélio Silva foi um importante diretor de fotografia do cinema nacional. Falecido em 2004, trabalhou em mais de 70 longas-metragens.

Memória I

Ao fim da viagem, Marcelo pretende publicar um livro com as experiências do percurso. Todos os dias, nas paradas de descanso, o atleta registra o que vivenciou em um caderno que chama de “diário de bordo”. As anotações servirão também, segundo ele, como um modelo para os próximos aventureiros.


Memória II

Em 28 de agosto de 1993, o Correio publicou matéria, com direito a chamada de capa, sobre uma outra aventura de Marcelo Gervasio. Na época, ele cruzava a América Latina de bicicleta.

Viagem de 5.000km em 2010

Dentro de 25 dias, Marcelo pretende chegar ao destino final. Para o ano que vem, o aventureiro já tem mais planos. “O skate vem se desenvolvendo bem. Acho que dá para eu fazer cinco mil quilômetros. Em 2010, tenho de estar na estrada de novo. Só fico no Rio de Janeiro o tempo necessário para eu trabalhar nos equipamentos”, revela.

Há cerca de dez dias nas estradas, Marcelo chegou a Brasília no domingo. “A maior dificuldade que enfrentei até agora foi no caminho de Planaltina para cá. Foram uns 20km exaustivos de subida. Para distrair, gritava com os caminhoneiros, jogava água no corpo e falava ‘silêncio no estúdio’ na hora de filmar. Tudo para não me abater “, diverte-se. Apaixonado pela Capital Federal, o atleta aproveitou para conhecer melhor a cidade e atraiu olhares curiosos ao andar pelo Eixo Monumental.



A seguir asi , felicidades por tu aventura y exitos!!!!

9 Comments:

Blogger diego said...

no vei vc é fera mesmo so seu fã PARABENS por todo o tralho que vc vem desenvouvendo parabens q de tudo certo

abraço
diego,são Bras do suaçui, vc pasou por aq.

6:19 PM  
Blogger Henrique said...

Parabens marcelão. se vc passar aki pelo sul na sua ida a patagonia, lhe cedo pouso na minha casa!

11:09 AM  
Blogger Almeida Marcelo said...

Ola sou Marcelo do post anterior, se vc Passar por Pelotas no RS. procure por Marcelo do chaveiro Big chaves! Que seu pouso esta garantido! Parabens e sucesso!

11:15 AM  
Blogger Paulista said...

Boa Sorte Marcelo! Se precisar de inspiração para suas playlists que você ouvirá pelo caminho dê uma conferidinha nas rádios da lognplay.com .

Abraços,

Tiago.

7:28 AM  
Blogger Négima Birck said...

Siga nesse seu propósito, nesse dom que Deus lhe deu.
Continue assim, desbravando nos altos e baixos; sendo um jovem pra frente, não deixe Cristo pra trás, e sempre faça um DDD (Discagem Direta a DEUS); conte comigo na oração.
Deus o guarde sempre e o faça feliz. VOCE É UM VENCEDOR!
Meu abraço em Cristo Jesus
Négima

3:03 PM  
Blogger Manoel said...

Mano, acabo de te ver na TV (Globo Esporte) e fiquei muito feliz em saber que vc tá na mesma, forte nos propósitos, no físico e no m esmo astral. Puta saudade camarada! Passando pelo triângulo mineiro não deixe de dar um alô, mi casa su casa loko!
OM SHANTI

Manu "Kreka" www.uganga.com.br

9:22 AM  
Blogger marcelopedalverde said...

Valeu pelas palavras galera !!! Entrem em contato marcelopedalverde@hotmail.com e no facebook marcelo gervasio silva, forte abraço!!!

6:08 AM  
Blogger marcelopedalverde said...

Valeu pelas palavras galera !!! Entrem em contato marcelopedalverde@hotmail.com e no facebook marcelo gervasio silva, forte abraço!!!

6:09 AM  
Blogger Fábio Araujo said...

Você estudou no Castelnuovo em Copacabana?

3:58 AM  

Post a Comment

<< Home